segunda-feira, 24 de novembro de 2008

GM defenda seu PC ele é Alvo


Proteja seu PC

Introdução

Uma pergunta muito freqüente entre vários usuários é: "Como proteger meu computador?" Não existe uma fórmula mágica, mas existem várias coisas que podem te ajudar a se proteger e amenizar as conseqüências de certos problemas que possam ocorrer.

Firewall

Um firewall serve para proteger o seu computador de tentativas de invasão através da Internet e gerenciar quais programas no seu computador podem acessar os recursos na rede.

Isso se prova útil na prevenção, onde um firewall pode bloquear uma tentativa de invasão do seu sistema ou um worm de atacar o seu computador. Mas firewalls também servem para que certos tipos de trojans não causem muito estrago.

É comum a prática onde um trojan é instalado no seu computador e este se encarrega de instalar outros trojans, muitas vezes mais de 20 trojans podem ser instalados por aquele um. Com um firewall você pode bloquear aquele trojan de acessar a internet para instalar os outros.

Se você não possui um firewall, instale um agora mesmo. Vários firewalls podem ser baixados e instalados sem custo algum. Se não quiser instalar um firewall, pelo ative o que acompanha o Windows XP seguindo estas instruções.
Modo de Segurança



Para iniciar o computador no Modo de Segurança, tudo que você precisa fazer é apertar a tecla F8 quando o Windows começar a iniciar. Geralmente você pode ficar apertando F8 logo após ligar o computador até aparecer um menu.

Nesse menu, você vai poder escolher Modo de Segurança ou Modo Seguro, dependendo da sua versão do Windows.

Algumas placas-mãe utilizam o F8 para o menu de boot. Se esse for o seu caso, você pode tentar utilizar a tecla F5 ao invés da F8. Se ainda não funcionar, você terá que executar o MSConfig, conforme as instruções abaixo:

1. Clique em Iniciar -> Executar

2. Digite msconfig e clique em OK.

3. Selecione a aba BOOT.INI e marque a opção /SAFEBOOT

4. Clique em OK

Quando você estiver no Modo de Segurança, você deverá reverter o processo e desmarcar a opção /SAFEBOOT. Se você deixá-la marcada, o sistema continuará iniciando apenas em Modo de Segurança até que a opção seja desmarcada.

Rodando o Firewall do Windows XP Por Renato de Moraes

1. Iniciar -> Conectar-se -> Mostrar todas as conexões

2. Clique com o botão direito na conexão que você quer habilitar/desabilitar o firewall e clique em Propriedades

3. Agora clique na aba Avançado

4. Deixe marcado/marque a opção Proteger esse computador e a rede, limitando ou impedindo o acesso a este computador através da Internet. — ScreenShot

5. Clique em OK

Você também pode desmarcar a caixa para desabilitar o firewall, o que não é recomedado a não ser que você saiba o que está fazendo!

Rodando o Prompt de Comando

Windows 95/98/ME

Iniciar -> Executar, digite command e clique em OK.

Windows NT/2000/XP/2003

Iniciar -> Executar, digite cmd e clique em OK.


E-mail e mensagem instantânea

Não execute qualquer arquivo que você recebeu por e-mail. Isso inclui supostos "cartões", anexos e outros arquivos. Se o e-mail do remetente parece ser de alguém que você conhece e o e-mail possui um arquivo anexado ou algo do tipo, confirme com essa pessoa se ela lhe enviou tais arquivos.

Existem pessoas forjando e-mails, utilizando engenharia social para lhe convencer a instalar os programas maliciosos. Se o e-mail lhe pedir para desativar o antivírus, suspeite ainda mais. Em comunicadores instantâneos, verifique qualquer arquivo que você recebe se você não o esperava. Se você receber um link para um site que pede o download de algum arquivo estranho, confirme com a pessoa se ela lhe enviou este link. Se ela disser que não enviou o link, provavelmente é porque ela está infectada com algum worm que está enviando mensagens por ela. É melhor você prevenir os problemas de formas simples como uma verificação dos arquivos que você recebe do que se arrepender por ter sido infectado.

Cuidados com Programas

Tome extremo cuidado com os softwares que você instala. Embora seja uma prática muito comum em softwares P2P, é possível encontrar outros programas — como o popular Add-on Messenger Plus! Para o MSN Messenger — que instalam spyware. Tente se informar antes de instalar algum programa e preste muita atenção em todas as opções do programa de instalação. Alguns deles permitem que você selecione se quer ou não instalar o spyware — e essa opção geralmente vem com um 'Sim' por padrão, portanto fique atento.

Atualizações do Sistema

Atualizar o seu sistema e seus programas é outro passo importante para conseguir uma segurança maior. Softwares atuais possuem menos bugs que softwares mais antigos e, portanto são mais seguros.

Se você utiliza Windows, visite o Windows Update mensalmente para obter as atualizações. Você pode ficar de olho nas notícias aqui do site para saber quando novas falhas forem publicadas e as atualizações estiverem disponíveis. Informação é a sua maior fonte de proteção.

Fonte: http://www.linhadefensiva.org

Um comentário:

Unknown disse...

kara , aqe o negociu ta assim , eo baxei o BRO so qe o icone dele ta como prompt de comando , i nao istala , oqe devo faze ?